Introdução
Quando pensamos em anunciar online, as primeiras plataformas que pensamos são Google, Facebook e Instagram, mas cada uma tem suas peculiaridades, funções e, com isso, suas vantagens e desvantagens. Por isso, quando as pessoas perguntam qual é a melhor delas, eu sempre respondo com um: depende! Você deve entender o que pretende alcançar com esses anúncios e como funciona o seu negócio.
Quando usar o Google Ads
No Google Ads, os anúncios aparecem para aqueles que estão buscando ativamente pelo seu produto ou serviço. Portanto, ela é uma ferramenta de intenção, as pessoas já sabem o que querem e buscam por soluções.
Se você é um profissional de saúde, um encanador ou vende celulares a preços competitivos, seu potencial cliente naturalmente já sabe o que ele busca, ele está indo no Google com uma intenção de consumir algo, logo você deve estar lá aparecendo na frente de seus concorrentes!
Estar no Google significa ser encontrado, mas para isso, é preciso que exista uma demanda, ou seja, nesta etapa o cliente já tem um grau de consciência do que ele quer mais elevado, ele já está mais preparado para tomar uma decisão.
Quando usar o Meta Ads (Facebook e Instagram)
Já no Meta Ads, seus anúncios aparecem para um público específico que você determina quando cria sua campanha. Ele funciona muito bem para chamar a atenção desse público ou de uma audiência. Aqui é o anunciante que toma o primeiro passo com o objetivo de criar uma demanda, um desejo ou simplesmente apresentar uma novidade.
Se você tem um produto para vender super revolucionário, que ninguém nunca ouviu falar, como espera que ele seja encontrado no Google? Não existe demanda, então o lugar certo para anunciar seria o Facebook e o Instagram.
Ela é perfeita para desenvolver sua marca, anunciar a chegada de uma loja em uma região, despertar desejo em um público específico, dentre outros.
Qual é a melhor?
De forma bem direta: depende.
Não é uma questão de qual é melhor ou pior, mas sim do que você espera alcançar anunciando e o que funciona melhor para o seu negócio. O mais importante é conhecer e entender seu público e seus objetivos.
Elas podem ser utilizadas de forma estratégica e conjunta. Extraia sempre o melhor das duas e saiba o momento certo de optar por uma ou outra. Um exemplo simples: capture atenção do seu público nas redes sociais, crie um desejo ou uma demanda e, quando virar intenção, a presença no Google vai te gerar venda.