Por que é importante que o Psicólogo faça anúncios online?
A resposta para essa pergunta é bastante simples e objetiva: o Psicólogo presta um serviço de necessidade e, junto a isso, temos as duas ferramentas mais utilizadas do mundo, o Google e o Instagram. O Google certamente é o primeiro lugar que você vai quando busca algo, logo, naturalmente nasce daí a necessidade de ser encontrado. Já o Instagram dá voz a pessoas e profissionais que sem ele não teriam visibilidade, o que te permite se conectar com pessoas interessadas em você e no que você faz.
A seguir, vou explicar as melhores estratégias para fazer tráfego pago para psicólogos e outros profissionais da área de saúde.
Google Ads para Psicólogos
Como eu disse anteriormente, não é novidade para ninguém que o Google é a maior ferramenta de buscas do mundo. Por conta disso, as pessoas recorrem constantemente à sua Rede de Pesquisas para encontrar respostas. Você, Psicólogo ou profissional da área de saúde, certamente quer ser encontrado por potenciais pacientes, mas no meio do caminho há um mar de opções para eles, então, como se destacar?
Aqui entra o maior trunfo do Google. Já reparou que quando você faz uma busca aparecem alguns resultados no topo da página com a tag “Patrocinado“?

Esses resultados são justamente os anúncios online, são aqueles profissionais ou pessoas que estão se beneficiando do Tráfego Pago e pagam ao Google, através da sua plataforma Google Ads, para terem maior visibilidade e destaque. Para anunciar no Google, você deve ter um website para direcionar as pessoas que clicam no seu anúncio e uma forma de entrarem em contato com você, seja um botão de WhatsApp, e-mail ou telefone.
As pessoas irão te encontrar através dos termos de pesquisa que elas utilizarem e você, como anunciante, deverá escolher as palavras-chave certas para patrocinar e inserir na sua campanha do Google Ads (ou pelo menos as que mais se aproximam dos termos mais buscados para sua especialidade e localização). Repare que na foto acima eu realizei uma busca de exemplo para uma especialidade de psicólogo e uma determinada localização. Você deve pensar como seu cliente: “como eu, paciente buscando um psicólogo/terapia realizaria essa busca?”. Quanto mais preciso você for na escolha das suas palavras-chave, mais sucesso você terá na sua campanha.
O fato é que as palavras-chave são a essência de uma campanha de Google Ads, se você errar ao escolhê-las, toda sua campanha pode estar fadada ao fracasso. A seguir vou mostrar as principais vantagens e desvantagens de anunciar no Google Ads para Psicólogos:
Vantagens:
- Alta segmentação – você aparece exatamente para pessoas que estão buscando pelo serviço que você oferece e na hora certa, basta que você escolha adequadamente as palavras-chave e personalize o público que irá visualizar seus anúncios;
- Visibilidade – como eu disse, o Google é o maior buscador online do mundo, nada mais desejável que se destacar nele. Você ainda consegue vincular o seu perfil gratuito do Google Meu Negócios (atualmente chamado de perfil da empresa do Google), aparecendo também no Maps e permitindo que as pessoas vejam outras informações do seu serviço antes de clicar no seu anúncio, o que pode otimizar ainda mais sua campanha;
- Maior controle de gasto e flexibilidade de orçamento – com o sistema de leilão do Google, você define quanto está disposto a pagar por clique e a plataforma leva em conta seu lance e de outros anunciantes, dessa forma você consegue ter controle total dos seus gastos e ainda concorrer com empresas/anunciantes maiores;
- Não depender de redes sociais ou não precisar aparecer – ela é uma ferramenta perfeita para pessoas tímidas ou simplesmente sem tempo para investir em redes sociais criando conteúdo e buscando engajamento. O Google é simples e direto: você digita o que está buscando e ele te mostra as melhores opções disponíveis (ou os melhores anúncios no topo).
Desvantagens:
- Se uma pessoa vai no Google procurando um psicólogo ela certamente não conhece um, então como ela vai decidir qual é a melhor opção para ela? Em tese, qualquer um serve, certo? Será que o preço fará diferença? Será que ela vai escolher o psicólogo que ela “for mais com a cara”? Será a aparência ou a localização do seu consultório que irá influenciar? Esses questionamentos são válidos, por isso é importante ter um bom anúncio e um bom website explicando o que você faz, como você faz, seus diferenciais, as vantagens de fazer terapia com você etc. Lembre-se que para a pessoa que acabou de entrar no seu site, você ainda é um completo estranho, ao contrário do que acontece em redes sociais onde a pessoa tem a oportunidade de te conhecer melhor através dos seus conteúdos e até de se sentir mais conectada acompanhando sua vida através de publicações e mensagens mais informais. Se você atua em um nicho muito específico mas conhecido, pode ser uma ótima opção. Por outro lado, se você é especializado em um nicho altamente específico e não muito popular (exemplo: um terapeuta Reichiano), pode ser que não haja sequer demanda para os seus serviços no Google na sua região de atuação.
Como criar uma campanha de Google Ads para Psicólogos
Aqui vou assumir que você já tenha criado sua conta do Google Ads e já tenha configurado seu evento de conversão e instalado o código do Google Ads no seu site.
1º Passo – Na tela inicial do Google Ads, clique no botão azul em “+ Nova Campanha”:

2º Passo – Escolha o objetivo da sua campanha: como você tem uma conta nova sem histórico (ou uma conta antiga com pouco histórico), recomendo criar uma campanha com objetivo de “Tráfego do site”. Dessa forma sua campanha vai focar em conseguir maior volume de acessos e, como consequência, conseguirá leads, que são os contatos através de WhatsApp ou formulário. Isso irá ajudar a ensinar o algoritmo do Google o perfil de pessoas que você busca. Por conta disso as campanhas de tráfego pago levam um tempo para atingir sua fase de maturidade.

3º Passo – Escolha a meta de conversão da sua campanha. Com base nela que o algoritmo do Google Ads irá otimizar as estratégias de lance e, com isso, melhorar o desempenho da campanha. A meta de conversão deve ser a ação central que você busca ao anunciar:

4º Passo – Escolha o tipo de campanha que você quer veicular: como queremos aparecer apenas na rede de pesquisas do Google, selecione a opção “Search”:

5º Passo – Digite o seu site para onde você irá direcionar seus anúncios:

6º Passo – Defina qual métrica você quer focar sua estratégia de lances. Com base nela que sua campanha será otimizada. Neste caso, vamos escolher “Cliques” para que a campanha seja otimizada para maximizar o número de cliques. Nesta fase o algoritmo do Google Ads ainda está em fase de aprendizado, então é muito importante que tenhamos um bom volume de acessos ao site para obtermos conversões, que no caso são os contatos/leads através do botão de WhatsApp, telefone, e-mail ou um formulário de contato.

7º Passo – Escolha o local onde você quer que seu anúncio apareça e o idioma dos dispositivos dos usuários que você quer alcançar. Se você quer atender pacientes em uma determinada cidade ou bairro, vá em “Pesquisa avançada” e escolha a região de interesse. Quanto ao idioma, se você atende em uma cidade com bastante estrangeiros, pode optar por escolher não só a lingua local, mas também pessoas que falam inglês e espanhol, por exemplo.

8º Passo – Escolha as palavras-chave da sua campanha. Elas são palavras ou frase que devem corresponder aos termos que seu público-alvo pesquisa. Repare no exemplo abaixo que eu utilizei o termo “psicólogo” e junto a ele a especialidade e localização que eu desejo alcançar. Aqui, não vou entrar em detalhes sobre técnicas e práticas para escolher as melhores palavras-chave, já que se trata de um tópico mais avançado e complexo.

9º Passo – Criação do anúncio. Nesta etapa você poderá criar até 3 anúncios responsivos. Eu recomendo que você tenha pelo menos 2 para que eles “disputem” entre si qual terá melhor performance. Lembre-se de incluir a URL final do seu site, que é onde o usuário irá ser redirecionado após clicar no seu anúncio. Inclua os textos para os títulos do seu anúncio para que o Google consiga exibir o máximo possível de combinações para o seu público-alvo. Eles devem ter relação com o seu site e com o que você está anunciando, bem como pelo menos 1 deles deve conter suas palavras-chave para atender a métrica de qualidade do Google Ads. A qualidade do anúncio é medida justamente pela sua relevância e diversidade das combinações de títulos e descrições. Na lateral direita da página você poderá visualizar alguns exemplos de combinações de títulos e descrições dos seus anúncios.

10º Passo – Nossa última etapa é a definição do orçamento diário da campanha. Lembre-se de que o orçamento deve ser condizente com sua estratégia até aqui. Se você escolheu uma região grande para anunciar, seu orçamento deve acompanhar essa decisão. Se o custo do clique na sua região é muito alto, o mesmo se aplica com seu orçamento. Não adianta colocar um orçamento de R$15 se o clique para sua palavra-chave for R$10 na sua região, você conseguirá no máximo 1 clique por dia e, provavelmente, não conseguirá conversões. Minha recomendação é que você comece anunciando dentro de um raio de 1 a 2km de distância do seu endereço físico ou região de interesse e, com o tempo, analisando os resultados e desempenho da sua campanha, reavalie e considere se vale a pena aumentar ou diminuir o orçamento.

Instagram (e Facebook) para Psicólogos
Enquanto no Google as pessoas buscam ativamente por algo (ou seja, ela é uma ferramenta de intenção), no Instagram ou no Facebook o caminho é o oposto: você deve buscar a atenção dos usuários. As ferramentas da Meta (Instagram e Facebook) funcionam muito bem para chamar atenção e se comunicar com uma audiência específica. Elas são ótimas para construir um relacionamento e criar um vínculo com o seu público-alvo que, através do consumo do seu conteúdo, passam a conhecer melhor o seu trabalho, e para criar desejo ou apresentar uma nova abordagem, aqui você tem a oportunidade de educar os clientes a respeito do que você faz e como você faz.
A desvantagem do Google se torna aqui uma vantagem para o Instagram. Você tem a oportunidade de apresentar o seu trabalho e isso pode fazer com que um paciente queira fazer terapia com você, independente de preço. Ele irá enxergar valor de acordo com o conteúdo que você produz e estará disposta a pagar por isso para realizar aquele “desejo” de se cuidar com você. Perceba que aqui não existe mais o “tanto faz” do Google. Você é uma opção única e não só mais uma dentre várias. Outra vantagem é que você não precisa de um website para anunciar, podendo usar seu próprio perfil do Instagram para atrair seus pacientes, ou então seu WhatsApp.
O que pode ser uma vantagem para uns, para outros pode se tornar uma desvantagem: a total dependência da criação de conteúdo, que vira uma parte grande do seu trabalho, faz com que alguns psicólogos prefiram anunciar no Google. Nem todos os psicólogos tem vontade, tempo ou são extrovertidos o suficiente para criar conteúdo e se expor constantemente em redes sociais.
Uma outra desvantagem é que seus anúncios devem ser muito bem estruturados para capturarem a atenção do seu público no menor espaço de tempo possível, correndo o risco de cair no esquecimento caso não consiga transmitir sua mensagem de forma eficiente. Por fim, é importante ter em mente que fazer anúncios para psicólogos no Instagram implicam em resultados mais lentos. Você está construindo uma relação com sua audiência e isso requer tempo.