O que faz um Gestor de Tráfego?

Neste artigo vamos explicar o que faz um gestor de tráfego e porque você deveria contratar um para gerir seus anúncios.
Índice

O que faz um gestor de tráfego?

Para quem chegou agora e não faz ideia do que um gestor de tráfego faz, o termo pode causar certa confusão. Nós que vivemos em uma era digital, certamente já nos deparamos com anúncios enquanto consumíamos algum conteúdo em uma rede social, como YouTube ou Instagram. Provavelmente você já sentiu raiva daquele anúncio que te persegue ou interrompe seu vídeo engraçado. Por trás desses anúncios está sempre um gestor de tráfego. E se ele te persegue, provavelmente um dos bons, você provavelmente já teve algum contato com aquele tipo de negócio ou faz parte do público de interesse dele.

“Ah, mas eu não sou careca e nem tenho R$ 100 mil pra investir”, mas com base nos seus dados demográficos, como idade, gênero, educação e localidade, há uma grande chance que você esteja ficando careca ou já tenha acumulado essa quantia. Não é uma conta exata, mas a probabilidade é grande que outras pessoas que se encaixam nesse perfil estejam nessa situação descrita.

Portanto, um gestor de tráfego é um profissional responsável pelo gerenciamento de campanhas de marketing em canais pagos, como Google Ads ou Meta Ads (Facebook e Instagram). O escopo do trabalho de um gestor de tráfego envolve não apenas o domínio dessas ferramentas, mas também estratégias de marketing, análise de métricas e dados gerados por essas campanhas para que possam ser realizados melhorias e, assim, sejam atingidos os objetivos desejados. Com um bom planejamento, um gestor de tráfego consegue lhe gerar melhores resultados a menores custos, te indica a melhor plataforma para anunciar, o orçamento adequado, como segmentar seu público adequadamente e, também, o que não fazer.

Porque contratar um gestor de tráfego?

A gestão de uma campanha de marketing vai muito além de apertar botões. Ter o domínio da plataforma não basta e, na grande maioria das vezes, muitas pessoas nem isso dominam. Quando você clica em “Campanha Inteligente” no Google Ads (que de inteligente não tem nada) ou no botão “Impulsionar” no Instagram, provavelmente você está jogando dinheiro no lixo. Essas opções de campanha são feitas para que pessoas leigas possam anunciar e são extremamente limitadas em termos de recursos e otimizações.

Além disso, o gestor de tráfego irá definir a melhor estratégia a ser adotada para que seus objetivos sejam alcançados e qual ferramenta utilizar para cada caso. Seu orçamento realmente será gasto de forma inteligente e ele lhe trará os resultados desejados pelo menor custo possível.

A tendência é que, com uma boa gestão e otimização das campanhas nessas plataformas, seus resultados fiquem cada vez melhores e mais baratos. Você anuncia apenas para quem realmente está interessado no seu produto ou serviço, evitando gastar seu orçamento com quem não é relevante para o seu negócio.

Conclusão

De forma resumida, contratando um gestor de tráfego, você irá anunciar apenas para pessoas realmente interessadas em seu produto ou serviço e não gastará seu orçamento com pessoas que provavelmente não os consumiria. Através de um Gestor de Tráfego qualificado, você passa a ter maior controle sobre seus anúncios online e evita deixá-los à deriva para que as plataformas (e os algoritmos) decidam por você, o que geralmente te faz perder muito dinheiro.

Portanto, quando você se depara com esses anúncios que mencionei no começo do nosso artigo, o gestor de tráfego é justamente o responsável por eles, seja em plataformas como Google, quando você procura um produto ou serviço, ou no Facebook e Instagram, quando querem chamar sua atenção.

Apesar das suas reclamações, tenho certeza que funciona. Você certamente já descobriu um novo produto ou serviço por causa de um bom anúncio e ele influenciou sua decisão de compra. 😜

Mesmo autor
Rolar para cima

Dados de contato

Preencha seus dados para iniciar seu atendimento.

Dados de contato

Preencha seus dados para iniciar seu atendimento.